segunda-feira, 11 de dezembro de 2017

DIA DA ÁRVORE








        PRESERVE A VIDA... PLANTE UMA ÁRVORE!

O dia da Árvore é comemorado no Brasil em 21 de setembro e tem como objetivo principal a conscientização a respeito da preservação desse bem tão valioso, além de ser um grande símbolo da natureza é também, uma das mais importantes riquezas naturais que possuímos.

As diversas espécies existentes são fundamentais para a vida no “Planeta 

Terra”, porque aumentam a umidade do ar, evitam erosões, reduzem a temperatura, fornecem sombra e abrigo para algumas espécies de animais e produzem oxigênio no processo da fotossíntese. Entre as diversas espécies, incluem-se várias plantas frutíferas, que além de produzirem                                     alimento, ajudam na economia de nosso país. 

A madeira por elas produzidas serve como matéria-prima para a criação de móveis e até mesmo casas. A celulose extraída dessas plantas, principalmente de pinheiros e eucaliptos, é fundamental para a fabricação de papel. E outras espécies

 arbóreas apresentam aplicabilidade na indústria farmacêutica por possuírem importantes compostos.


Em virtude da má utilização e o desmatamento desenfreado, muitas árvores nativas foram exterminadas e hoje faz-se necessário uma conscientização desde os primeiros anos de vida escolares, pois espera-se que essa criança que está sendo ensinada e orientada pelos educadores em seu ambiente escolar tenha uma visão e atitudes que serão necessárias para preservação ambiental, pois quando a criança aprende ela ensina também o adulto a corrigir algumas atitudes.


E quando no ambiente escolar a criança aprende e coloca em prática o que ouviu, ela torna-se responsável e comprometida com aquele processo, por isso, que as turmas do Pré I e Pré II, sob os ensinamentos e orientações das professoras regentes, Angelita dos Santos e Soilene Aparecida Moraes, executaram a atividade de adotar, plantar e cuidar de uma árvore. As turmas foram divididas em pequenos grupos, onde escolheram sua árvore, molharam a terra e plantaram-a, cada pequeno grupo (com o auxílio das professoras), ficará responsável em cuidar e monitorar o crescimento de sua árvore.



É necessário que as árvores sejam preservadas e que haja campanha de reflorestamento, que a educação ambiental seja incentivadas e esteja inserida no processo educacional. Pois, proteger o meio ambiente é compromisso de toda sociedade e é de suma importância que cada ser humano contribua com a preservação do “Planeta Terra”, que cada um faça sua parte para que as próximas gerações consigam viver e desfrutar da beleza em um planeta arborizados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário